27/03/10

Ensaio Filosófico - acção vs consequência



"Devemos avaliar uma acção unicamente em função das suas consequências?"
É uma boa questão, um bom ensaio filosófico pensar na argumentação para esta pergunta... Estava a ler um pouco sobre ensaios filosóficos quando me deparei com esta questão, e de facto deixou-me a pensar!
A razão diz-nos para o fazer, antes de uma acção pensar bem nas consequências. Mas, dependendo da situação, sabe bem não dar ouvidos à razão e quebrar as regras... Já fui feliz com isso, mas também já sofri muito com a consequência de não querer pensar ou aceitar os conselhos de quem se preocupava comigo. Viver um dia de cada vez, sentir o momento, era o meu lema... Continuo a seguir esse lema, mas acho que agora com um pouco mais de receio. Não diria medo de voltar a sofrer, mas farta disso.
Deve ser com a idade que começamos a pensar um pouco mais na vida, no futuro, na vontade de nos sentirmos realizados, profissionalmente e pessoalmente... ahhhhh, tou a ficar cota!!! Mas acho que vou sempre querer viver um dia de cada vez, aproveitar sempre o momento sem pensar no amanhã, mas com regra , com limites, claroooo... é ai que reside a razão.
Por isso, quebrem-se regras quando estas tiverem de ser quebradas, mas com limites! Porque as consequências podem deixar marcas irreversíveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário